HEADER_IMAGE_ONLY1-1536x864

O Despertar da Força: Confira as projeções da Forbes para bilheteria do filme

 

Durante a última semana, a Forbes fez uma série de 3 dias, indo a fundo nas projeções de bilheteria de O Despertar da Força. O artigo examinou o dia de abertura, as tendências, precedentes históricos, relevância cultural e aceitação da franquia ao redor do mundo.

Com esses fatores em mente, eles criaram uma projeção pessimista, uma otimista e uma realista, confira o trabalho na Forbes:

Projeção Pessimista

A projeção pessimista, aborda o fato de que Star Wars não é mais o que era em 1999, e que a audiência fora dos Estados Unidos não abraça tanto a franquia quanto outras que quebraram recordes recentemente.

"A noção de um filme de Star Wars, 10 anos após a Vingança dos Sith é bem menos potencial que um filme de Star Wars 16 anos depois de o Retorno de Jedi. Quando George Lucas trouxe Star Wars de volta, ele era o grande nome na cidade, agora ele é apenas mais um dentro de vários Blockbusters de sucesso

...

Os pessimistas dizem que o meio de dezembro ainda tem crianças nas escolas, universitários se preparando para a prova final, e adultos ocupados com as compras de natal. E mesmo ajustando a inflação, somente O Retorno do Rei ultrapassou a marca de 100 milhões em dezembro (73 milhões em 2003),  então vamos dizer que O Despertar da Força, que com certeza terá 3D e IMAX, e uma concorrência fraca em dezembro até agora, abre com um recorde de 115-125 milhões isso seria um grande aumento sobre o recorde antigo, de longe o filme que mais vendeu ingressos em dezembro."

Jogo de cartas revela o Jedi de O Despertar da Força

Projeção Otimista

A projeção otimista observa um cenário em que tudo acontece perfeitamente certo. Uma grande abertura, com ótimas críticas, e consumidores prontos para abraçar a produção de J.J. Abrams

"Star Wars: O Despertar da Força será o maior filme da história, irá levar os Oscars e irá consertar o problema climático mundial enquanto cria uma maneira amigável de transformar água do mar em água potável.

...

Aqui está como Star Wars alcança as mais altas expectativas em termos de bilheteria doméstica e internacional. O filme abre como um grande blockbuster de verão, mas com a longevidade de um filme de natal, como já discuti várias vezes, a data pré-natal é a melhor data no calendário para abrir um filme, porque você consegue o dinheiro do lançamento seguido por duas semanas de dias da semana com a receita de fim de semana, que é a época que as crianças saem das escolas, e muitos pais ganham uma folga do trabalho.

Ingressos para O Despertar da Força começam a ser vendidos em Outubro

Projeção Realista

Finalmente a projeção realista, que procura razões mais racionais para prever a série de eventos que podem ocorrer no circuito de O Despertar da Força.

"No cenário realista, Star Wars abre por volta de 125 milhões, e uma abertura de 150 milhões não iria me deixar chocado (Jogos Vorazes: Em Chamas fez 158 milhões em novembro), mas isso é tão acima do que é normal em dezembro que estou hesitante em prever tudo isso. Mesmo 125 milhões é um grande avanço sobre o  dono do recorde, 84 milhões de O Hobbit. Mas a diferença é em relação a recepção e longevidade. Se o filme abrir por volta de 125 milhões e tiver uma longevidade próxima de Sherlock Holmes: Jogo das sombras, Alvin e os Esquilos, Eu Sou a Lenda e Desolação de Smaug (por volta de 4 meses) então você tem o resultado de um filme top de linha, mas que ainda não quebra nenhum recorde"

Novos personagens de O Despertar da Força são revelados

Só o tempo dirá qual dessas projeções se provará correta, independente se você é pessimista ou otimista, é inegável o apelo que o filme terá para todas as audiências e que é certo dizer que pelo menos o recorde de abertura em dezembro o filme quebrará.

Fontes: Forbes